Na tarde desta quarta-feira (23) o FC Cascavel apresentou o novo técnico para a temporada de 2025. Silvinho Canuto, paranaense de São Gerônimo da Serra, 47 anos, terá a responsabilidade de dirigir o Aurinegro no Paranaense do ano que vem e na Copa do Brasil. O FC Cascavel também terá a Série D do Campeonato Brasileiro no segundo semestre.
"Sei da responsabilidade que é defender as cores do Cascavel e da cobrança da torcida, mas a motivação é muito grande para fazer um bom trabalho. Conheço e acompanho o clube e isso facilita o começo do trabalho", disse Silvinho na primeira entrevista como treinador do FC Cascavel.
O profissional conhece bem o futebol paranaense. No Estado ele trabalhou no Londrina, participou, inclusive, da campanha do título em 2020 sobre o FC Cascavel, mas se destacou durante muitos anos nas categorias de base do Tubarão. Silvinho ainda trabalhou como auxiliar técnico do Maringá e teve breve passagem pelo Verê. Quando jogador, defendeu clubes como Athletico-PR, Guarani, Internacional, Londrina, Chapecoense e ainda jogou no Japão.
"Tenho como característica um time ofensivo, um time que briga forte, mas precisamos entender a nossa realidade financeira, dentro disso trazer jogadores que tenham fome de desenvolver um trabalho comprometido", falou Silvinho.
Este ano Silvinho comandou o Monte Azul na Copa Paulista e teve um saída inesperada do clube paulista. Dentro de campo ele tinha um aproveitamento de 78% e estava nas quartas de final da competição, quando foi desligado do clube por divergências entre ele e a diretoria da SAF, que tem Neymar pai e Émerson Sheik na gestão, pela forma de o time jogar. Mais tarde, o elenco que Silvinho montou foi o grande campeão da competição ao vencer o Votuporanguense.
O FC Cascavel vai se apresentar em 18 de novembro para a temporada 2025. O planejamento está sendo finalizado, mas várias contratações estão em andamento. Nomes não foram revelados pelo Executivo de Futebol, Matheus Milet, que também foi oficialmente apresentado pela diretoria na tarde desta terça-feira (23).
O FC Cascavel ainda confirmou que vai participar do Torneio de Verão, competição de pré-temporada. "Londrina, Maringá, Cianorte e FC Cascavel estão apenas aguardando os trâmites da Federação Paranaense de Futebol (FPF) para saber quando o Torneio de Verão, competição de pré-temporada, vai ter início, mas deve ser entre final de dezembro e começo de janeiro", disse o CEO do clube, Renato Mayer Bueno.
Calendário apertado. Jogos nas quartas e domingos.